sábado, 28 de maio de 2016

O berçário e o desenvolvimento do bebê


A convivência no berçário favorece uma série de aquisições por parte do bebê e da criança pequena; ela é instigada pelo ambiente, pelos companheiros e, especialmente, pelo educador




 Este papel privilegiado do educador deve-se, em grande parte, ao importante vínculo que se desenvolve entre ele e a criança pequena. Os berçários devem se preocupar em fazer uma seleção apurada para a escolha de sua equipe exigindo do profissional dedicado a essas crianças uma formação que lhe permita conceber o cuidar e o educar como ações pedagógicas.
No berçário as situações de aprendizagem ocorrem, principalmente, através das atividades orientadas, em especial quando se permitem as trocas entre os pares. Tempos, espaços e boas intervenções pedagógicas determinam a qualidade do atendimento aos bebês.
Na escola, a atenção ao brincar é fundamental, pois é uma atividade que promove aprendizagem. Aprendizagem e brincadeira são fenômenos indissociáveis, em especial na primeira infância. E é preciso, por isto, que se conheçam as características desta atividade tão importante em cada etapa.
O brincar do bebê é essencialmente exploratório. É comum observarmos bebês brincando com partes do corpo ou com atributos que descobrem, como a capacidade de produzir sons, de deslocar as mãos diante dos olhos, de segurar e, posteriormente, de soltar os objetos. Levam tudo à boca, pois esta é uma das formas de conhecer. Por esta característica de seu brincar é essencial que os berçários façam uma escolha aprimorada dos brinquedos e materiais de estimulação que serão oferecidos aos bebês. Os bebês inspiram importantes cuidados de higiene com materiais de uso individual e também com os brinquedos que utiliza. Em geral, mordedores e outros objetos disponibilizados devem ser usados uma única vez e encaminhados logo para a higienização.
Atender aos interesses e necessidades da criança, organizando espaços pensando em favorecer a convivência, o diálogo entre os parceiros e a aquisição da sua independência, estabelecendo rotinas, possibilitando a espontaneidade do brincar, aguçando a curiosidade e incentivando a exploração característica dessa idade são itens fundamentais para possibilitar descobertas e aprendizagens, lembrando que um processo de aprendizagem não pode ser plenamente controlado, mas reavaliado a cada momento.

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