quinta-feira, 12 de maio de 2016

Alimentação


No berçário, ações que envolvem cuidados corporais são fundamentais. 

Nesse aspecto, há três áreas básicas que devem ser exploradas: a higiene, a alimentação e o repouso.

No que diz respeito à alimentação, receber a mamadeira e experimentar novos alimentos na hora certa ajuda a estabelecer uma rotina para a criança.

Lavar as mãos antes de segurar um novo alimento é um hábito simples e essencial que os pequenos podem incorporar desde os primeiros anos.

As refeições devem ser servidas em ambientes tranquilos e em pequenos grupos - algumas podem ser servidas na própria sala do grupo. 

Misturar as turmas da creche nesse momento não é uma boa ideia, pois aumenta o tempo de alimentação e dispersa a atenção das crianças.

Antes de entrar na pré-escola, em torno dos 3 anos, a criança já é capaz de se alimentar sozinha e escolher os alimentos. 

É comum que, nesta fase, ela deixe de gostar de alguns alimentos, rejeite a ajuda de adultos e não queira experimentar novos sabores. Estimule novas experiências sempre que possível e explore novos sabores com o grupo, já que os hábitos alimentares das crianças acabam sendo compartilhados.

Alimentação



Higiene

Repouso


Um comentário:

  1. Ótima matéria, deve ser pensar na alimentação correta, aos bebês o ambiente preparado, hora do sono deve ser tranquila .

    ResponderExcluir