ALMOFADAS SENSORIAIS
Lambuzar-se com água, mingau, farinha, tinta e muitas outras substâncias com propriedades físicas e químicas diversificadas é importante para desenvolver uma multiplicidade de capacidades motoras e intelectuais. Mas, no mundo real, propostas com esse contexto de exploração não podem acontecer a todo momento. Elas precisam de organização e estrutura adequada. Para estender e favorecer a pesquisa de materiais com diferentes consistências, texturas, formatos, movimentos e cores, propomos um conjunto de Almofadas Sensoriais para compor uma alternativa às deliciosas brincadeiras de melecas e “sujeiras”.
Para fazer um conjunto de Almofadas Sensoriais são necessários:
- sacos plásticos de boa qualidade –
- fita adesiva para fechar os sacos –
- uma diversidade de meios aquosos. Escolha alguns… ou todos!
- o gel – de cabelo ou de ultrassom. Podem ser diluídos com um pouco de água. São encontrados em lojas de produtos de beleza
- espuma de barba
- óleo de bebê
- água e detergente
- água
- Alguns meios sólidos também podem rechear a almofada: arroz (que tal colorido?), gelo, gel para plantas em bolinha.
- Objetos pequenos, coloridos e não pontiagudos (de plástico e de EVA são mais apropriados) – peças e partes de brinquedos quebrados, sucatas, figuras recortadas de EVA etc.
- Glitter, contas, paetês e botões
- tinta guache e corante alimentício – diversas cores
Selecione os materiais e experimente as combinações mais instigantes para serem exploradas com as mãos, o corpo e os olhos. Sugerimos algumas:
- Gel com Glitter, paetês e pequenos objetos dão resultados muito interessantes
2. O meio da espuma de barba fica ótimo com pequenos objetos de plástico que vão surgindo à medida que as almofadas são apertadas.
3. Outra possibilidade com a espuma de barba é colocar pequenas quantidades de duas ou três cores de tinta guache em pontos distantes da espuma. À medida que o bebê aperta e mexe na almofada as cores vão tomando conta da almofada e se misturando.
4. O óleo de bebê fica muito bom com algumas gotas de corante colorido que, como na combinação do guache com a espuma de barba, vão se deslocando pelo meio oleoso e se misturando. O efeito pode ser ampliado com Glitter e paetês coloridos.
5. Água e uma alta concentração de detergente, incolor ou colorido, combinados com alguns objetos resultam numa almofada que vai se transformando. Conforme a mistura é agitada, uma espuma vai se formando e os objetos ficam parcialmente escondidos.
6. Como meio, a água é o mais conhecido e acessível. Ela representa para o bebê mais uma alternativa de pesquisa com diferentes propriedades.
As almofadas tem um período de “validade” limitado, uma vez que os sacos plásticos não resistem a infinitas manipulações. Para evitar acidentes verifique a integridade dos materiais ao guardá-los depois da proposta e antes de oferecê-los.
Prepare um espaço amplo, que permita os gestos e a movimentação das crianças. Espalhe algumas almofadas e permita os tempos e ritmos de cada um. Observe se percebem os brinquedos e se tem dificuldade de se aproximar deles. Se não for possível alcançar as almofadas apesar de expressarem o desejo, ajude. Se demonstrarem que estão satisfeitos com a pesquisa do brinquedo, procure oferecer outro tipo de almofada. Por outro lado, se expressarem sinais de cansaço ou irritação, é hora de finalizar a brincadeira e propor novamente em outro dia.
Segundo as psicólogas Anna Tardos e Agnès Szanto-Feder, do Instituto Pikler (Lóczy),
O bebê que, em seu lugar habitual, encontra, dia após dia, brinquedos e objetos familiares, tem possibilidade, quase desde o nascimento e durante todo o seu primeiro ano (e nos seguintes), de exercitar e desenvolver suas competências. Cada vez mais hábil, cada vez aprende mais coisas sobre os objetos que o rodeiam, sobre suas dimensões, suas formas, suas qualidades. Mas, sobretudo, aperfeiçoa as suas competências aprendendo a estar atento aos resultados dos seus atos, aprende a aprender.
Observar a interação dos bebês com esses materiais pode trazer informações preciosas sobre as pesquisas, descobertas e conquistas. Registre! Com fotos que focam a exploração e com anotações.
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