Classificado como distúrbio do desenvolvimento humano, o Autismo afeta a comunicação, a integração social e a imaginação. Por isso, é muito importante que a criança tenha o apoio dos pais e familiares para uma melhor qualidade de vida e interação social.
Você sabe o que é o Autismo?
O Autismo infantil é um distúrbio neurofisiológico, de causa
ainda desconhecida, que afeta o funcionamento do cérebro em três áreas
diferentes: a capacidade de comunicar, a capacidade de sociabilizar e a
limitação de interesses.
Trata-se de uma alteração global do desenvolvimento infantil
que se mantém para toda a vida. É tratável, porém não tem reversão até o
momento.
O Autismo tem vários graus de gravidade, que vão desde o
autismo clássico ou Kanner (o mais grave) até à síndrome de Asperge (menos
grave). Não é possível diagnosticar o autismo nas primeiras semanas de vida,
nem é possível o diagnóstico pré-natal.
Esse distúrbio tem maior incidência no sexo masculino do que
no feminino. Os primeiros sinais podem surgir entre os quatro e os oito meses
de idade, notando-se um atraso na fala e na mobilidade da criança.
Quanto antes um tratamento adequado for iniciado, melhores
serão os resultados. É possível ainda que, em crianças que até então
apresentavam um desenvolvimento normal, o autismo se manifeste posteriormente,
neste caso, sendo classificado como autismo secundário.
Vejamos alguns sintomas e características do Autismo:
- Dificuldade de relacionamento com outras crianças.
- Pouco ou nenhum contato visual.
- Risos inapropriados em situações totalmente fora do comum, sem motivos.
- Aparente insensibilidade à dor.
- Rotação de objetos.
- Preferência pela solidão.
- Inapropriada fixação em objetos.
- Dificuldade de aprendizado com os tradicionais métodos de ensino.
- Insistência em repetição, resistência à mudança de rotinas.
- Recusa carinhos e às vezes colo.
- Dificuldade em se expressar, usa gestos ao invés de palavras.
- Irregularidade de habilidades motoras.
- Excesso de raiva, demonstrado sem causa.
- Sensibilidade a alguns sons.
O tratamento da doença é composto por várias terapias
diferentes, sendo necessária uma equipe multi e interdisciplinar, com médicos,
psicólogos e terapeutas para se obtiver um melhor resultado. Porém, o mais
importante, é o apoio da família.
Causas do
Autismo:
A causa do
autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem
pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se
acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia,
alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola
congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência
herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Sintomas e
diagnóstico do Autismo
Uma criança
autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça,
evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos
familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar
a falar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo
estranho, ou pode não conseguir por não poder ou não querer falar nada. Quando
falamos com a criança, ela frequentemente tem dificuldade em entender o que foi
dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverte o
uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao se
referir a si própria.
Sintomas de
autismo em uma criança levam o médico ao diagnóstico, que é feito através da
observação. Embora nenhum teste específico para autismo esteja disponível, o
médico pode executar certos testes para procurar outras causas de desordem
cerebral.
A maioria das
crianças autistas tem desempenho intelectual desigual, assim, testar a
inteligência não é uma tarefa simples. Pode ser necessário repetir os testes
várias vezes. Crianças autistas normalmente se saem melhor nos itens de
desempenho (habilidades motoras e espaciais) do que nos itens verbais durante
testes padrão de Q.I. Acredita-se que aproximadamente 70 por cento das crianças
com autismo têm algum grau de retardamento mental (Q.I. menor do que 70).
Entre 20 e 40
por cento das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de
50, começam a ter convulsões antes da adolescência.
Algumas
crianças autistas apresentam aumento dos ventrículos cerebrais que podem ser
vistos na tomografia cerebral computadorizada. Em adultos com autismo, as imagens
da ressonância magnética podem mostrar anormalidades cerebrais adicionais.
Uma variante
do autismo, às vezes chamada de desordem desenvolvimental pervasiva de início
na infância ou autismo atípico, pode ter início mais tardio, até os 12 anos de
idade. Assim como a criança com autismo de início precoce, a criança com
autismo atípico não desenvolve relacionamentos sociais normais e frequentemente
apresenta maneirismos bizarros e padrões anormais de fala. Essas crianças
também podem ter síndrome de Tourette, doença obsessivo-compulsiva ou
hiperatividade.
Assim, pode
ser muito difícil para o médico diferenciar entre essas condições.
Prognóstico e
tratamento do Autismo
Os sintomas
de autismo geralmente persistem ao longo de toda a vida.
Muitos
especialistas acreditam que o prognóstico é fortemente relacionado a quanto
idioma utilizável a criança adquiriu até os sete anos de idade. Crianças
autistas com inteligência subnormal - por exemplo, aquelas com Q.I. abaixo de
50 em testes padrão - provavelmente irão precisar de cuidado institucional em
tempo integral quando adultos.
Crianças
autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, frequentemente se
beneficiam de psicoterapia e educação especial.
Fototerapia é
iniciada precocemente bem como a terapia ocupacional e a fisioterapia.
A linguagem
dos sinais às vezes é utilizada para a comunicação com crianças mudas, embora
seus benefícios sejam desconhecidos. Terapia comportamental pode ajudar
crianças severamente autistas a se controlarem em casa e na escola. Essa
terapia é útil quando uma criança autista testar a paciência de até mesmo os
pais mais amorosos e os professores mais dedicados.
Lista de
Checagem do Autismo
A lista serve
como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam
pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de
intensidade ou com a idade.
Tipos de Transtornos do Espectro do
Autismo Compreender os diferentes tipos
de autismo pode ajudar os professores e as expectativas dos pais de forma e
trabalhar em áreas de desafio. Se você está preocupado que você ou seu filho
pode ter um desses transtornos de desenvolvimento, é importante falar com o seu
médico ou profissional de educação especial imediatamente. De acordo com um
estudo publicado na revista Pesquisa em deficiências de desenvolvimento, a
intervenção precoce e o tratamento pode melhorar drasticamente o funcionamento
de uma criança, não importa que tipo de autismo que tenha.
Autismo
clássico Caracterizada por problemas
com a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, autismo
clássico é tipicamente diagnosticado antes dos três anos. Sinais de alerta
incluem o desenvolvimento da linguagem atrasada, falta de apontador ou
gesticulando, mostrando falta de objetos, e auto estimulação comportamento como
balançar ou bater as mãos. Na maioria dos casos, a doença provoca atrasos
significativos no desenvolvimento e os pais ou cuidadores notar que há algo
acontecendo durante os anos da criança. No entanto, em casos de alto grau de
funcionamento, a criança pode ser ter cinco anos de idade ou mais, antes que
ele ou ela receba um diagnóstico. Autismo clássico pode variar de leve ou de
alto funcionamento a grave ou de baixo funcionamento:
Autismo de alto funcionamento envolve
sintomas como competências linguísticas em atraso ou não-funcional,
comprometendo o desenvolvimento social, ou a falta da capacidade de "role
play" com os brinquedos e fazer outras atividades lúdicas que as crianças
imaginativas neurotípicas fazem. No entanto, as pessoas com autismo de alto
funcionamento tem um QI na faixa normal e podem exibir nenhum do comportamento
compulsivo ou autodestrutivo, muitas vezes visto em autismo de baixo
funcionamento.
Autismo de baixo funcionamento é um caso
mais grave da doença. Os sintomas do autismo são profundos e envolvem déficits
graves em habilidades de comunicação, habilidades sociais pobres, e movimentos
repetitivos estereotipados. Geralmente, o autismo de baixo funcionamento está
associado com um QI abaixo da média.
Síndrome de Asperger Apesar de não ser incluída como um
diagnóstico separado na última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais (DSM-V), muitas pessoas têm sido marcadas com Síndrome de
Asperger. Este tipo de autismo de alto funcionamento tem algumas
características distintas, incluindo excepcionais habilidades verbais,
problemas com o jogo simbólico, problemas com habilidades sociais, desafios que
envolvam o desenvolvimento da motricidade fina e grossa, e intenso, ou mesmo
obsessivo interesses especiais. Síndrome de Asperger se diferencia do autismo
clássico em que não implica qualquer atraso de linguagem significativo ou
prejuízo. No entanto, crianças e adultos com Asperger pode encontrar no uso
funcional da linguagem, um desafio. Por exemplo, eles podem ser capazes de
rotular milhares de objetos, mas podem lutar para pedir ajuda usando um desses
itens.
Transtorno
Invasivo do Desenvolvimento - Sem Outra Especificação (PDD-NOS) Transtorno Invasivo do Desenvolvimento - Sem
Outra Especificação (PDD-NOS) é outro transtorno do espectro do autismo, que
não mais realiza um diagnóstico oficial separado no DSM-V. Em vez disso,
profissionais de saúde mental irão diagnosticar esses indivíduos com autismo de
alto funcionamento ou de baixo. Também conhecido como autismo atípico, PDD-NOS
envolve alguns, mas não de todas as características clássicas de autismo. As
pessoas diagnosticadas com PDD-NOS podem lutar com a linguagem ou as
habilidades sociais e comportamentos repetitivos, mas eles não podem encontrar
desafios em todas as três áreas. Esta desordem difere de Síndrome de Asperge
por causa das habilidades linguísticas; algumas pessoas com PDD-NOS podem ter
atrasos de linguagem.
Transtorno de
Rett Uma vez considerado um transtorno
do espectro do autismo, Síndrome de Rett não será incluída no espectro do
autismo no DSM-V. Isto é porque Transtorno de Rett é causado por uma mutação
genética. Apesar de os sintomas da desordem, que incluem a perda de habilidades
sociais e de comunicação, imitar o autismo clássico, a doença passa por
diversas fases diferentes. Normalmente, as crianças diagnosticadas com
Transtorno de Rett superam muitos dos desafios que são semelhantes ao autismo.
Podem enfrentar outros desafios, incluindo a deterioração de habilidades
motoras e problemas com a postura, que não afetam a maioria das pessoas do
espectro do autismo.
Transtorno De
integrativo da Infância Outro
transtorno do espectro do autismo, que não vai levar um diagnóstico separado no
DSM-V, Transtorno De integrativo da Infância (CDD) é caracterizado por uma
perda de comunicação e habilidades sociais entre as idades de dois e quatro
anos. Este transtorno tem muito em comum com o autismo regressivo, e será
classificado como um transtorno do espectro do autismo em geral.
Procure ajuda
se você está preocupado Compreender os
diferentes tipos de autismo, se esses transtornos têm um diagnóstico oficial
separado ou não, pode ser muito útil ao formar expectativas, projetando um
plano de tratamento, e experimentar com estratégias comportamentais. Com todos
os transtornos do espectro do autismo, é importante procurar ajuda logo que
você suspeitar que algo não pode estar certo. Sendo ativamente envolvido no
tratamento é a maior coisa que você pode fazer para ajudar seu filho ou você
mesmo superar alguns dos desafios de transtornos do espectro do autismo .
Exposição simples e clara, aborda resumidamente alguns dos principais pontos relacionados ao Autismo, no final vale lembrar que a atual denominação desconsidera tantas variedades e trabalha a ideia de um único quadro e seus níveis. As ilustrações estão excelentes
ResponderExcluirNem sempre é fácil identificar uma criança autista ,tive o privilégio de trabalhar com crianças autistas e umas das maiores dificuldades encontradas foi a aceitação dos pais.Pra eles é difícil aceitar que seu filho seja diferente .São crianças especias que quando vc as não tiver mais, deixam saudades ,assim que vc entender seus jeitos suas diferenças e passar confiança ,ela vai te aceitar e aos poucos ela se adapta ,mas a seu jeito. São trocas e conhecimentos e se vc fizer com amor vc terá um ótimo retorno ....
ResponderExcluirE é fundamental a família aceitar e procurar ajuda ,para não se agravar ,pois não tem cura mas tem ótimos profissionais para apoiar e ajudar.
Não existe diferença ,quando vc ama o que faz e cada aprendizado observado te orgulho de fazer parte desse processo !!!
queremos aplicar um projeto assim no berçário Zona Norte SP para nossos aluninhos, amei o blog, post de qualidade!!!
ResponderExcluirótima inspiração para a nossa escola particular zona norte , obrigada
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