domingo, 29 de maio de 2016

 Creches ,  Natureza na rotina e passeios ao parque 


Crianças aprendem a todo o momento. Quando pequenas, as interações e as brincadeiras são os principais mediadores das suas  aprendizagens. A Natureza atrai, instiga e provoca o interesse dos pequenos que pesquisam seus elementos com grande interesse. Sol, ar puro, água, pedras, terra, plantas, galhos, folhas, raízes, insetos, aves… como promover o encontro das crianças com esse ambiente? O CEI Barra Manteiga, SP, criou uma solução para levar seus pequenos quinzenalmente a um parque com Natureza de verdade.
Parque Anhanguera
Experimentar a Natureza é mais do que importante para a formação dos pequenos.  É fundamental, tanto do ponto de vista do desenvolvimento físico como para a saúde mental e a construção de conhecimento.
Áreas externas com jardins e ambientes arborizados é um privilégio raro, que poucas instituições possuem. Não é diferente com o espaço do CEI Barra Manteiga, instalado numa casa adaptada, sua área externa não comporta áreas verdes. Mas este contratempo não impediu a instituição de proporcionar para suas crianças o contato com a natureza. Criaram uma solução interessante que hoje faz parte da rotina da equipe.
A diretora Renata Mora percebeu que as famílias das crianças da creche dedicavam poucas horas por semana ao lazer em família, e as atividades escolhidas geralmente envolviam a TV e os cultos religiosos.
A instituição e a sua comunidade ficam próximas do segundo maior parque de São Paulo, o Parque Anhanguera, em Perus, e, apesar disso, as famílias desconheciam o local.
chegada no Parque AnhangueraNo Projeto Político Pedagógico da Barra Manteiga o contato das crianças com a Natureza é uma das prerrogativas de Educação. Para atendê-la e contaminar as famílias com uma proposta de lazer saudável, a equipe planejou passeios quinzenais de todas as turmas alternadamente ao Parque Anhanguera.
Como chegar até lá?
O jeito foi fazer uma parceria com os perueiros, que, em seus horários livres, podem transportar os grupos para o parque.

A Proposta
→ Faixa etária: 8 meses a 4 anos
→ Tempo – 1 hora e meia incluindo o tempo do transporte e a permanência no local
→ Espaço: Parque Anhanguera – quiosque, quadras, trilhas e playground com brinquedos
→ Equipe: dois professores do grupo, a diretora e o professor volante.
→ Materiais
  • de Infraestrutura: kit de primeiros socorros, papel higiênico, toalha de rosto, fraldas, lenços umedecidos, caixa térmica com água e gelo
  • Brinquedos e materiais para as propostas: água, bolinhas, pás e potes: embalagens de iogurte, garrafas pet, latas e copos plásticos.
brincadeira com potinhosConquistas das crianças
→ Descobertas da Natureza:
  • Relação íntima e inteira com o ambiente natural
  • Cuidado e respeito com o ambiente
  • Terra, areia e barro
  • Árvores com seus galhos, folhas e raízes
  • Trilhas
  • Peixes e insetos
→ Descobertas do corpo:
  • Correr
  • Pular
  • Subir e descer escadas e brinquedos do parque
  • Escorregar
  • Balançar
  • Movimentos com areia, terra e água: encher, esvaziar, transferir, transportar
descobrindo a terra no parque→ Descobertas da autonomia:
  • Experiência de passear em espaço aberto
  • Aprender sobre o novo ambiente e se localizar
  • Compreender e respeitar os limites
→ Descobertas de interação
  • Perceber o grupo e interagir com os colegas
  • Interagir com os adultos
→ Descobertas das famílias
Todos os pais foram convidados a acompanhar as crianças. No início alguns aceitaram o convite e outros ficaram receosos com a proposta. Aos poucos, as próprias crianças e os pais que participaram, satisfeitos e entusiasmados, foram compartilhando as experiências positivas e contamiando toda a comunidade do CEI.
Brincadeira no parquinho 2
Avaliação
No processo de auto-avaliação deste ano, essa experiência foi espontaneamente citada como benéfica e positiva pelas famílias e funcionários.
Brincadeira no parquinho
Para Gisela Wajskop, a brincadeira das crianças muda conforme os espaços e os companheiros. Além disso, os espaços criam desafios diferentes pelo tipo de objetos que elas encontram pela frente: subir em uma árvore é bastante diferente do que subir em uma sequência de bancos organizada pelo adulto. Nesses casos, os tipos de riscos já foram até antecipados e previstos, diferentemente das aventuras amplas que a Natureza propõe, com seus ambientes que favorecem a pesquisa e investigação.

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